O que é o Hyper-Threading e quais as suas Vantagens?

O que é o Hyper-Threading e quais as suas Vantagens?

19 de outubro de 2019 0 Por Refúgio Digital

Inicialmente, tínhamos CPUs de apenas um núcleo. Essas CPUs tinham clock de uma determinada velocidade e podiam oferecer desempenho nessa velocidade específica. Então veio a era das CPUs com múltiplos núcleos “Os Dual e Quad Cores”. Aqui, cada núcleo individual pode fornecer sua própria velocidade de forma independente. Isso aumentou exponencialmente o poder de uma CPU e, assim, aumentou o desempenho geral do dispositivo de computação. Mas a tendência humana é sempre procurar ainda melhor. Portanto, o multithreading foi introduzido, o que aumentou um pouco o desempenho – mas veio o Hyper-Threading . Foi introduzido pela primeira vez em 2002 com os processadores Xeon da Intel. Com a implementação do hyperthreading, a CPU sempre estava ocupada com a execução de alguma tarefa.

Hyperthreading

Foi introduzido pela primeira vez com o chip Xeon da Intel e, em seguida, apareceu nos SoCs baseados no consumidor com o Pentium 4. Está presente nos processadores Intel Itanium, Atom e Core ‘i’.

O que é Hyper-Threading
É como tornar insignificante o tempo de espera ou a latência da CPU para alternar de uma tarefa para outra. Ele permite que cada núcleo processe tarefas continuamente, sem que haja tempo de espera envolvido.

Com o Hyperthreading, a Intel pretende reduzir o tempo de execução de uma tarefa específica para um único núcleo. Isso significa que um único núcleo de um processador estará executando várias tarefas uma após a outra sem latência. Eventualmente, isso reduzirá o tempo necessário para que uma tarefa seja executada completamente.

Ele tira vantagem diretamente da arquitetura superescalar na qual várias instruções operam em dados separados são colocadas na fila para processamento por um único núcleo. Mas, para isso, o sistema operacional também deve ser compatível. Isso significa que o sistema operacional deve suportar SMT ou multithreading simultâneo.

Além disso, de acordo com a Intel, se o seu sistema operacional não suportar essa funcionalidade, desative o hyperthreading.

A principal vantagem do Hyperthreading é executar aplicativos exigentes simultaneamente, mantendo a capacidade de resposta do sistema

Resumindo, se você tiver uma máquina usada para embalar alguma caixa, a máquina de embalagem terá que esperar depois de embalar uma caixa até obter outra caixa da mesma correia transportadora. Porém, se implementarmos outra correia transportadora que serve a máquina até a primeira buscar outra caixa, isso aumentaria a velocidade de embalar a caixa. É isso que o Hyperthreading permite com sua CPU de núcleo único.