O que é e pra que server um CPU (Processador)?

O que é e pra que server um CPU (Processador)?

16 de outubro de 2019 0 Por Refúgio Digital

O que é CPU “PROCESSADOR”: Seu significado é Unidade Central de Processamento. Às vezes chamada simplesmente de processador central ou Nerve Center ou coração, mas mais comumente chamada de processador, a CPU é o local onde a maioria dos cálculos ocorre. A CPU é o cérebro do computador .

Definição de CPU
Unidade central de processamento (CPU) é o componente central do Sistema de Computador. Às vezes, é chamado de microprocessador ou processador . É o cérebro que dirige o programa dentro do computador. Todas as funções e processos executados em um computador são executados direta ou indiretamente pelo processador. Obviamente, o processador do computador é um dos elementos mais importantes do sistema do computador. A CPU é composta por transistores, que recebem entradas e produzem saídas. Os transistores executam operações lógicas que são chamadas de processamento . Além disso, cientificamente, não é apenas uma das partes mais incríveis do PC, mas um dos dispositivos mais incríveis do mundo da tecnologia.

Em termos de poder de computação, o processador do computador é o elemento mais importante de um sistema de computador. Ele adiciona e compara seus dados no chip da CPU. Uma CPU de todos os computadores, seja micro, mini ou mainframe, deve ter três partes.

Partes da CPU
Unidade lógica aritmética: é a parte do processador do computador (CPU) que pode ser usada para executar operações aritméticas e lógicas. Uma unidade aritmética-lógica (ALU) é dividida em duas partes, unidade aritmética (AU) e uma unidade lógica (LU).

Unidade de controle: D ecode a instrução do programa. O chip da CPU usado em um computador é parcialmente feito de sílica. em outras palavras, o chip de silício usado para processamento de dados é chamado de Micro Processador.

Registradores: são áreas de armazenamento temporário do processador do computador. Ele é gerenciado pela unidade de controle (CU). Registra os dados, instruções e endereços necessários ao programa durante a execução.

O processador desempenha um papel significativo nos seguintes aspectos importantes do sistema do seu computador;

Desempenho: o processador é provavelmente o determinante único mais importante do desempenho do sistema no PC. Enquanto outros componentes também desempenham um papel fundamental na determinação do desempenho, os recursos do processador determinam o desempenho máximo de um sistema. Os outros dispositivos permitem apenas que o processador atinja todo o seu potencial.

Suporte de software: Processadores mais novos e mais rápidos permitem o uso do software mais recente. Além disso, novos processadores, como o Pentium com tecnologia MMX, permitem o uso de software especializado não utilizável em máquinas anteriores.

Confiabilidade e estabilidade: a qualidade do processador é um fator que determina com que confiabilidade seu sistema será executado. Embora a maioria dos processadores seja muito confiável, outros não. Isso também depende, em certa medida, da idade do processador e da quantidade de energia que ele consome.

Consumo de energia e refrigeração: Originalmente, os processadores consumiam relativamente pouca energia em comparação com outros dispositivos do sistema. Os processadores mais recentes podem consumir uma grande quantidade de energia. O consumo de energia afeta tudo, desde a seleção do método de resfriamento até a confiabilidade geral do sistema.