Notebook, Netbook e Ultrabook – Quais as diferenças?

Notebook, Netbook e Ultrabook – Quais as diferenças?

22 de outubro de 2019 0 Por Refúgio Digital

Notebook

Um notebook é um computador portátil com capacidade de processamento semelhante a um computador de mesa. Ele pesa cerca de 5kgs e tem baterias capazes de executá-lo por 4 a 5 horas sem qualquer fonte externa de energia (assumindo que a bateria está totalmente carregada). Eles têm um tamanho de tela maior que 15 polegadas e suportam monitores de alta resolução. O mouse é substituído por um touchpad, levando em consideração o fator de portabilidade. Alguns touchpads também oferecem suporte a gestos multitoque (para zoom, rotação, rolagem etc.).

Os notebooks permitem a maioria dos recursos que uma área de trabalho normal oferece. Ele geralmente vem com várias portas USB integradas e contém uma unidade de CD (incluindo capacidade de leitura / gravação de disco DVD e Blu-Ray). Alguns laptops também possuem um slot VGA para conectar um monitor externo ou até um projetor. Atualmente, os notebooks também são capazes de processar gráficos de ponta e são adequados para jogos. Os notebooks também são facilmente personalizáveis agora, pois os periféricos internos estão facilmente disponíveis no mercado. Os notebooks também oferecem recursos como Bluetooth e Wi-FiApoio, suporte. Como todos os recursos da área de trabalho são oferecidos em um notebook com o fator de forma adicional de portabilidade, os notebooks geralmente têm um preço mais alto do que os desktops.

Netbook

Os netbooks foram projetados para oferecer as funcionalidades básicas de computação em um dispositivo menor, leve e mais portátil. Os netbooks geralmente pesam cerca de 1 a 2 kg e têm telas menores, que variam de 7 a 12 polegadas na diagonal. Como os netbooks são menores em tamanho, eles não vêm com nenhuma unidade de CD embutida. Eles também têm poderes de processamento limitados e não são adequados para renderizar gráficos de última geração. Eles geralmente suportam resoluções de tela baixas e são adequados apenas para trabalhos em escritório em geral. Os netbooks são baratos, pois possuem recursos limitados. Os netbooks também são usados ​​para navegação na Internet, embora a experiência seja menos suave quando comparada à navegação em um notebook.

Ultrabook

Recentemente, uma nova série de laptops conhecidos como Ultrabooks foi lançada. O termo foi definido pela primeira vez pela Intel. Mais tarde, outros fabricantes também começaram a fabricar dispositivos semelhantes com o mesmo nome. Um Ultrabook é um dispositivo fino, leve e portátil com o poder de processamento de um notebook. Eles foram projetados para fornecer benefícios de notebooks e netbooks ao custo de um preço mais alto. Os Ultrabooks possuem SSD ( Solid State Drives ) para operações mais rápidas em disco, maior persistência e melhor desempenho.