Diferença entre memórias DDR3 e DDR4

Diferença entre memórias DDR3 e DDR4

16 de outubro de 2019 0 Por Refúgio Digital

RAM, ou Random Access Memory, é a memória de curto prazo do seu computador. Se o seu computador precisar de informações e não encontrar a RAM, precisará ir até o disco rígido para tentar recuperar os dados, o que consome muito mais tempo. Muitos computadores mais antigos que ficam lentos podem receber nova vida se atualizados com RAM adicional.
No entanto, a capacidade é apenas uma especificação. A RAM também está disponível em uma variedade de versões e velocidades. Um stick de 2 GB de RAM DDR2 800 não é a mesma coisa que um stick de 2 GB de 1333 RAM DDR3. É importante entender a diferença, porque os computadores geralmente aceitam apenas certos tipos de RAM.

O que é DDR?
O termo “DDR” significa RAM de taxa de dados dupla. Esse termo entrou em uso na virada do século, quando os primeiros módulos de RAM de taxa dupla de dados chegaram. A RAM de taxa dupla de dados foi capaz de duas transferências de dados por ciclo de clock, fornecendo o dobro da largura de banda máxima teórica do SDRAM anterior, enquanto executava na mesma velocidade de clock.

Características da
memória DDR A principal vantagem da memória DDR é a capacidade de buscar dados na borda crescente e decrescente de um ciclo de clock, dobrando a taxa de dados para uma determinada frequência de clock. Por exemplo, em um dispositivo DDR200, a frequência de transferência de dados é de 200 MHz, mas a velocidade do barramento é de 100 MHz.
As memórias DDR1, DDR2 e DDR3 são alimentadas com tensões de alimentação de 2,5, 1,8 e 1,5V, respectivamente, produzindo menos calor e fornecendo mais eficiência no gerenciamento de energia do que os chipsets SDRAM normais, que usam 3,3V.

Uma comparação para os chipsets de memória RAM que podem ser encontrados nos computadores atuais, incluindo SDR, DDR, DDR2 e futuros módulos DDR3:

Em termos leigos, conforme passamos de DDR para DDR5,
há um aumento na velocidade do relógio, o que significa um aumento na taxa de transferência de dados, o que implica uma melhora no desempenho.

não é possível atualizar para uma RAM mais alta sem atualizar a placa-mãe. ou seja, DDRx não é compatível com DDRy, x> y.
Embora os dois tipos de módulos de RAM tenham números semelhantes de pinos, os entalhes no PCB estão em locais diferentes. Em outras palavras, um módulo DDRx não pode ser colocado em um soquete de memória DDRy (x> y) e vice-versa.
A eficiência aumenta.