Cursos e Faculdades Online (EAD – Ensino a Distância)

Cursos online e Universidades online são a melhor coisa pra quem quer estudar e mudar de vida.

De fácil acesso e de menor custo, o Ensino a Distância (EAD) já é uma alternativa frequente para quem deseja começar a graduação. Ao oferecer diploma de ensino superior — exatamente como no presencial — o modelo conquista estudantes com variadas opções de cursos. Ainda assim, é comum perceber entre os alunos dessa modalidade algumas surpresas quando a faculdade começa.Existem regras e leis para o Ensino a Distância no Brasil?
As regras para o funcionamento de cursos superiores a distância foram criadas no Brasil em 2005. Elas estão reunidas no Decreto 5622

Ele estabelece que, para oferecer uma graduação EAD, a universidade deve estar credenciada e passar por um processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC), até obter a autorização para abrir turmas. É o que ocorre também com a graduação presencial.

Para oferecer um curso EAD, as universidades elaboram um projeto pedagógico no qual explicam como o curso irá funcionar em relação a aspectos como:

Concepção de educação e metodologia de ensino e aprendizagem
Currículo
Sistemas de comunicação
Material didático
Avaliação
Equipe de professores, tutores e administradores
Infraestrutura de apoio e polos de atendimento aos alunos
Gestão acadêmico-administrativa
Sustentabilidade financeira
Para o MEC, esses são pontos essenciais para que uma graduação tenha condições de proporcionar uma formação de qualidade.

Só depois de avaliar como a universidade atende a todos esses critérios é que o MEC autoriza a abertura do curso. Essas medidas foram criadas para evitar a precarização do ensino superior, coibir a oferta indiscriminada de graduações e a abertura de cursos sem estrutura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *